Avançar para o conteúdo principal

O DESPERTAR DA SOCIEDADE ANGOLANA: o lado positivo das Pandemias.

Opinião:

Nomento que recebemos apenas notícias negativas sobre o actual cenário que o mundo está submetido é hora de destacarmos os aspectos positivos que as Pandemias trazem para a sociedade, em particular, Angolana.

Antes de tudo, que fique evidente que meu contributo não visa atacar pessoas ou instituições, mas sim ajudar a despertar a nossa sociedade almejando o desenvolvimento do país, isto é, erradicação da pobreza extrema e minimizar as desigualdades sociais.

Assim, como reza a história o mundo já esteve submetido a várias pandemias que muitas delas assemelharam-se como o Apocalipse. Estas pandemias trouxeram mudanças na sociedade ou despertaram-na. Por exemplo, em Atenas, antes de Cristo, uma epidemia, designada febre tifóide, devastou aquela cidade, incluindo um dos maiores líderes democráticos daquela cidade, o Péricles. Esta epidemia acabou de destruir o projecto das cidades Estados ou autónomas e democráticas naquela altura.

E mais, na idade média outra epidemia ceifou muitas vidas da população mundial, a Peste Negra. Esta epidemia afectou o sistema feudal ou feudalismo. Ainda naquela época, uma outra epidemia, denominada Peste Bubónica, que matou milhares de pessoas em vários pontos do mundo, sobretudo em Londres.

Alguém dizia que "As Pandemias são formidáveis e estão armadas com meios que o homem não está preparado para lutar". Estas e outras pandemias levaram o homem a reflectir sobre o conceito de viver em sociedade. Agora, com o Covid19 não será diferente. 

Como se vê, aquelas epidemias fizeram despertar ou surgir o Renascimento, a imaginação, o progresso da ciência e, especialmente, da medicina. Fez repensar o melhoramento do saneamento básico para todos.

Chegados até aqui, tenho a certeza que nos dias actuais não será diferente, em particular em Angola. A capacidade individual determinará a nossa luta contra o Covid19. Cada um deve ter a capacidade de previnir-se . É por causa deste individualismo que uns afirmam que as medidas adoptadas são erradas, outros alegam que são prudentes ou prudentes mas que podem gerar efeitos económicos negativos.Não iremos por aí...

O que mais importa neste momento não é o dinheiro, mas sim sobreviver. Todos querem viver. A palavra de ordem é fique em casa para sobrevivermos.

O Covid19 veio despertar a nossa sociedade que nao vale apena caminharmos para um crescimento económico com pendor "egoísta", mas sim um crescimento económico com pendor mais "solidário e humano". Sim, disse crescimento económico solidário e humano porque não podemos viver enriquecendo apenas uma classe social em razão das ideias políticas. Devemos diminuir as desigualdades sociais que estão aos olhos de todo mundo.

Não devemos esquecer que a nossa sobrevivência dependerá de todos e sobretudo daqueles que são extremamente pobres, pois não têm nada ou dinheiro para comprar álcool com gel, água, produtos da cesta básica e uma vida condigna.

Não podemos viver em Angola excluindo os outros ao acesso ao saneamento básico ou condições mínimas de subsistência.
Por outra, o nosso sistema de saúde não deve funcionar nos discursos maravilhosos, mas sim criarmos condições de acesso e tratamento com dignidade para todos os cidadãos.

Além disso, o Covid19 despertou as Instituições de Ensino Geral e Superior Público e Privado a apostarem seriamente nas tecnologias de informação e comunicação ( sobretudo as aulas não presenciais). Todas as instituições devem a partir de agora estarem equipadas e adequadas com todos os meios tecnológicos. E mais, é imprescindível a formação dos seus docentes e discentes (estudantes) no manejo daqueles meios.

Não ficamos por ai, o Covid19 veio despertar a união familiar. Unindo pais e filhos e vice-versa. Salvando até casamentos. Numa altura em que se dizia que perdemos os valores morais. Só o Covid para resgatar.
Os filhos pródigos estão aprendendo a gerir   e valorizar os bens.
Enfim...

Portanto, apelamos que não adianta ficarmos confinados nas mansões e palácios combatendo epidemias enquanto os outros não têm nada absolutamente nada para combater e sobreviver. 

Como tenho dito: a nossa sobrevivência depende de todos e vamos todos trabalhar em prol da Nação.

Obrigado!



Comentários

  1. de facto! se na verdade " existe mal quem vem para o bem" então podemos em parte dizer que, o covid-19 trouxe algumas vantagem que de certa forma o povo angolano deverá aproveitar com bastante rigor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza! Assim espero e que realmente desperte-nos a nossa mente para que possamos mudar de atitude. Juntos e em prol da Nação!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O Costume como fonte de direito em Angola

O COSTUME É OU NÃO É FONTE  DO DIREITO IMEDIATA NA REPÚBLICA DE ANGOLA? Realizado por: Onésmo Amarildo Afonso Victor* fonte: Jornal Cultura Sapo Angola SUMÁRIO: 1 As Fontes Do Direito; 1.1 O Que É O Costume?; 1.2 A Evolução E O Problema Do Costume; 2 O Costume Como Fonte Do Direito Imediata Na República De Angola; 3 As Críticas Sobre O Modelo Constitucional De Reconhecimento Do Costume Em Angola; 4 A Impotância Do Costume. RESUMO: O presente artigo visa descobrir se o costume constitui ou não fonte do direito imediata na República de Angola. Para conseguirmos alcançar o objectivo do nosso estudo recorremos a pesquisa bibliográficas (livros, revistas, etc.) buscando especialistas na matéria para enriquecermos a nossa pesquisa. Os resultados desse artigo é reunido agora e contém os principais argumentos que sustentará o desenvolvimento da nossa pesquisa.  PALAVRA-CHAVE: Costume; Fonte do Direito; República de Angola.  ABREVIATURAS: CC: Código Civil; CRA: Constitui
UM OLHAR AO PRINCÍPIO DA PRECEDÊNCIA OBRIGATÓRIA NO PROCESSO LABORAL Opinião S e nos atermos ao termo “precedência” rapidamente consegue-se entender que ela pode apresentar vários significados, tal como primazia, antecedência ou ainda preferência. Por processo entende-se, o conjunto de actos sucessivos com vista a um determinado fim. Em sede de processo laboral fala-se muito em princípio da precedência obrigatória nos casos em que haja um conflito entre a entidade empregadora e o trabalhador, ou melhor, nas situações em que há um conflito laboral. Ora, o legislador ordinário, consagrou, por sua vez, na actual Lei Geral do Trabalho ( Lei n.º 7/15 de 15 junho ) no seu capítulo XIV, nos artigos 273º (Modalidades de resolução de conflitos) e 274º (Princípio da Precedência obrigatória). Importa lembrar que tal princípio em sede da antiga Lei Geral do Trabalho ( Lei n 2/00, de 11 de Fevereiro ), já era estudado no âmbito da conciliação (secção lll art.º 307 e ss) o que n
  PRINCÍPIO PARTICIPATIVO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA: DOS DOCUMENTOS QUE OS CIDADÃOS PODEM ACEDER. Elaborado por: Onésimo A. A. Victor* Resumo: Conhecer quais os documentos administrativos que os cidadãos têm direito de acesso constitui um dos direitos e garantias fundamentais, consequnetemente, concede aos administrados em participarem na vida da Administração Pública. Além disso, apontar os órgãos que os cidadãos podem acessar os documentos administrativos. Mostrar o que são documentos administrativos bem como aqueles que não são considerados. Distinguir da lei angolana os documentos administrativos dos documentos nominativos. Descrever as restrições que a lei impõe no acesso em determinados documentos administrativos. Demonstrar, em caso do uso indevido dos quais o documento foi determinado, as consequências que a lei prevê. Como o interessado exerce o seu direito e quem deve assumir os encargos para tal efeito. Bem como as formas de acesso ao documento F